A Legião de Maria
Os deveres do legionário para com Maria
“A Legião tem o propósito de levar Maria ao mundo, porque considera este objetivo a forma infalível de ganhar o mundo para Jesus Cristo (Manual, p. 25).
Está bastante clara a necessidade de o legionário ter Maria, Mãe de Deus, em seu coração e em sua vida diariamente. É impensável um legionário que não nutra um grande amor por Maria, pois, se assim fosse, como poderia fazer com que as almas chegassem mais facilmente até Jesus? Em nossa doutrina católica, sabemos que o caminho mais curto para alcançar o amor por Jesus é amar sua Mãe Maria.
Portanto, para que o legionário consiga ser instrumento de conversão para os seus irmãos e irmãs, ele é chamado a imitar a humildade de Maria; esta imitação lhe garantirá um progresso espiritual fecundo e um apostolado fervoroso, capaz de conseguir, pela graça de Deus, a conversão dos corações mais endurecidos. Mas é preciso ser humilde como Maria! Pois sem esta humildade o legionário nada consegue para Cristo.
Da ação humilde, brota o apostolado eficaz, que tem como fundamento o seguinte: “…não podemos escolher o que nos agrada: não podemos aceitar o Cristo glorioso sem aceitar também, na nossa vida, o Cristo sofredor e perseguido” (Manual, p. 31). A eficácia do apostolado legionário está na aceitação da cruz diária que o Senhor, em sua providência, prepara para cada alma. Não seria um verdadeiro legionário aquele que escolhesse o caminho mais fácil, que se deixasse levar por comodidades. O legionário luta, mesmo sem forças humanas, para anunciar o amor de Maria ao mundo, pois sabe que por Maria se chega a Jesus. É a graça de Deus que sustenta o legionário!
Pe. Max Celestino Sales de Almeida
Legião de Maria
A Legião de Maria (em latim: Legio Mariæ) é uma associação internacional de fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana formada por leigos que servem de forma voluntária com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja.
Foi fundada em Dublin, Irlanda, como um movimento mariano católico romano por Frank Duff em 7 de setembro de 1921.
Hoje entre membros ativos e auxiliares possui mais de 3 milhões de legionários em todo o mundo, sendo, portanto, a maior organização leiga de apostolado da Igreja Católica.
A associação tem sua maior presença na Coreia do Sul, nas Filipinas, no Brasil, na Argentina e na República do Congo. Estes países possuem entre 250.000 e 500.000 membros, cada.
Sua atual presidente é Sile Ni Chochlain.
O apostolado da Legião de Maria consiste em atividades dirigidas a toda e qualquer pessoa, em especial aqueles que estão à margem da sociedade (sem abrigo, prostitutas, prisioneiros, etc), católicos ou não. Os membros da Legião de Maria estão envolvidos na execução de obras espirituais, ao invés de auxílio material, que é reservado a outras associações da Igreja Católica.
Os membros da Legião de Maria são divididos em duas categorias principais: Ativos e Auxiliares. Os últimos se comprometem a rezar diariamente determinadas orações em nome da Legião de Maria. Já os membros ativos devem participar das reuniões semanais do seu Presídio (denomina os grupos legionários), rezar diariamente a Catena Legionis (O Magnificat; principal oração da Associação) e executar um Trabalho Legionário.
O primeiro praesidium do Brasil, iniciado em 1950, foi fundado com o nome de Refugium Peccatorum, pelo religioso saletino Ir. João Creff, sendo cofundadoras Yolanda e outras dez jovens. Está ativo até hoje com reuniões semanais que acontecem no Santuário de Fátima da Rua do Riachuelo, desde a sua fundação, há 67 anos.
A organização da Legião de Maria baseia-se na Legião Romana. Hierarquicamente começa com o Praesidium (do Latim: Proteção) como sua menor unidade. Via de regra, compreende um grupo de 4 a 20 membros, que se reúne semanalmente na paróquia local. Em seguida vem a Cúria, que supervisiona vários Praesidia (plural de Praesidium), seguida pelo Comitium(do latim: Comício), que é responsável por várias cúrias, geralmente sobre uma área como uma cidade ou parte de um estado.
O nível seguinte é a Regiæ (Régia), encarregado de territórios maiores, como uma província ou estado. Em seguida, o Senatus(Senado) tem controle sobre as Régias em uma área muito grande, geralmente um país ou território extenso. O Brasil possui oito senados (plural homônimo).
Por fim, o Concilium Legionis Mariae (Concílio da Legião de Maria) é o órgão maior. Tem sua sede em Dublim, na Irlanda, e tem controle sobre tudo da Legião.
Cada nível da Legião de Maria tem os mesmos agentes: o Presidente, Vice-presidente, o Secretário, o Tesoureiro e Diretor Espiritual. Este último deve ser um sacerdote ou um religioso. Todos os outros cargos são ocupados por leigos, homens ou mulheres.
Associação Internacional de Fiéis
No dia 27 de março de 2014, O Secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Josef Clemens, entregou na sede do Dicastério do Vaticano, o decreto no qual a Legião de Maria é reconhecida como ‘associação internacional de fiéis’ e por meio do qual são aprodos os estatutos desta realidade eclesial.
O QUE É A LEGIÃO DE MARIA?
“Sois um movimento de leigos em que vos propondes a fazer da fé a aspiração da vossa vida, para conseguirdes a santidade pessoal. Vós pretendeis servir a cada pessoa, imagem de Cristo, com o espírito e a solicitude de Maria.”
Papa João Paulo II













