O CONGRESSO DA FAMÍLIA DA ÁREA ITA ESTÁ CHEGANDO!!

FAMÍLIA E MISSÃO: ALEGRIA DE SER FAMÍLIA

Alegro-me pelo convite feito pelo Pe. Luismar Passarelli para assessorar o Congresso da Família em Baixo Guandu (área ITA), no Espírito Santo, nos dias 02, 03 e 04 de agosto de 2019, a quem agradeço de coração.

Na alegria de ser família, temos consciência da grandeza da missão desta que é “um dos bens mais preciosos da humanidade”, como nos dizia o Santo Papa João Paulo II (Familiaris Consortio, n. 1). A família é um “dos mais importantes tesouros”, segundo o Papa Bento XVI (Discurso inaugural de Santo Domingo). “A alegria do Amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja”, afirma por sua vez o Papa Francisco (Amoris Laetitia, n. 1).

Temos consciência dos desafios que se apresentam à família nos dias de hoje. No entanto, “o anúncio cristão sobre a família é verdadeiramente uma boa notícia” (Papa Francisco, Amoris Laetitia, n. 1). A Igreja deseja ardentemente vir em apoio à família, estando sempre do lado das famílias, especialmente daquelas que passam por provações. Consciente do mistério da graça que nelas se faz presente, oferece-lhes a graça sacramental para que, envolta do mistério de Deus, ela possa ser uma “íntima comunidade de vida e de amor” (GS, n. 48), sendo sinal e presença do amor de Deus no coração da humanidade.

“O futuro da humanidade passa pela família” (João Paulo II, Familiaris Consortio, conclusão). No chamado de Deus à vida, a família ocupa um lugar todo especial, da qual “o ser humano não pode separar-se” (João Paulo II, Carta às Famílias – 1994, n. 2), pois ela é, desde sua raiz, um serviço à vida, constituindo-se na célula fundamental da sociedade. Ela é arquitetura de Deus e, ao mesmo tempo, é arquitetura do ser humano, homem e mulher, ou seja, ela faz parte do plano de Deus Criador e Redentor.

Irei para junto de vocês no início de agosto próximo, como teólogo-educador e missionário-irmão, carregado do Amor do bom Deus para dizer-lhes que a Igreja, por sua vez, ama as famílias e não quer que nenhuma delas se sinta fora ou esquecida da nossa atenção e do nosso amor e misericórdia. Por isso, afirmamos que a Pastoral familiar é um setor prioritário. Cabe-nos juntar as melhores forças para buscarmos “construir famílias sólidas e fecundas segundo o plano de Deus” (Papa Francisco, Amoris Laetitia, n. 6), sem medo dos desafios de nossos dias.

Escrito por:

Frei Nilo Agostini

• Professor e pesquisador da USF (Universidade São Francisco), integrado ao Programa Stricto Sensu em Educação;
• Também atua na área da Teologia, com ênfase em Ética, Ética Cristã e Teologia Moral;
• Pesquisador e autor de mais de uma dezena de livros, organizador de outros, bem como autor de dezenas de artigos publicados em revistas especializadas;
• Animador da Frente de Evangelização da Educação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil;
• Escritor, assessor, conferencista.

Agenda

2025 dezembro

Semana 2

seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30
qua 31
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

Você pode gostar também