
A comunidade da Paróquia São Pedro, de Baixo Guandu, ganhou um novo cruzeiro para realizar momentos especiais de oração. A substituição ao antigo, bastante deteriorado pelo tempo, ocorreu no dia 17 de março do corrente ano.
O padre Luismar Passarelli presidiu uma missa na igreja matriz logo cedo. Após a celebração, cerca de 500 fiéis se reuniram no pátio da igreja, tomaram o novo cruzeiro nos braços e iniciaram uma caminhada penitencial de dois quilômetros até o monte onde o cruzeiro seria fixado. A nova cruz foi feita de eucalipto tratado, tem 18 metros de altura e pesa uma tonelada e meia.
Ao longo do trajeto, foram realizadas três paradas para fazer memória das três quedas de Jesus a caminho do Calvário. Durante o percurso, o povo seguiu rezando e entoando hinos penitenciais.
Padre Luismar fica em pé sobre o cruzeiro
Durante o trajeto, os fiéis pediram que padre Luismar ficasse de pé sobre o cruzeiro que estava sendo carregado. Isso para relembrar que esse mesmo gesto foi realizado pelo padre Aloísio, missionário redentorista, em 1958. O cruzeiro foi erguido por um caminhão munck. Logo após o erguimento, foi servido um lanche para toda a comunidade reunida.
“Eu venho do sul e do norte. Do oeste e do leste, de todo lugar. Estrada da vida eu percorro. Levando socorro a quem precisar. Assunto de paz é meu forte. Eu cruzo montanhas, mas vou aprender. O mundo não me satisfaz. O que eu quero é a paz, o que eu quero é viver. No peito eu levo uma cruz. No meu coração o que disse Jesus.” (Pe Zezinho)


