Coronavírus. AIS: celebrar Missas de sufrágio pelos sacerdotes falecidos

É em sufrágio por sacerdotes mortos estes dias pelo contágio do Coronavírus que a Fundação de direito pontifício “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS) exorta a celebrar Santas Missas especiais, presididas por presbíteros da Igreja perseguida no mundo. Em particular, se sugere um “Ciclo de Missas gregorianas”, ou seja, a celebração de 30 Missas consecutivas, uma por dia durante um mês inteiro.

Cidade do Vaticano

Ouça a reportagem na íntegra e compartilhe

Arriscar a vida por causa das perseguições religiosas, mas também por causa do coronavírus: esse é o destino que une muitos sacerdotes nigerianos e muitos coirmãos italianos, mortos estes dias pelo contágio do “Covid-19”.

Portanto, é em sufrágio por eles que a Fundação de direito pontifício “Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) exorta a celebrar Santas Missas especiais, presididas por presbíteros da Igreja perseguida no mundo. Em particular, se sugere um “Ciclo de Missas gregorianas”, ou seja, a celebração de 30 Santas Missas consecutivas, uma por dia durante um mês inteiro, em sufrágio pelos defuntos.

Unidos pela oração

“Num momento tão dramático como o que estamos vivendo o que mais nos une é a oração. E é por isso que convidamos nossos benfeitores a recordar os muitos sacerdotes, infelizmente, mortos estes dias, ajudando, ao mesmo tempo, seus coirmãos perseguidos”, afirma o diretor da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Alessandro Monteduro.

“É surpreendente ver que neste período tão difícil para a Itália os cristãos perseguidos por exemplo na Síria, Níger, Burkina Fasso, Iraque, rezam por nós, apesar das dificuldades que são obrigados a enfrentar diariamente. Um motivo a mais para não esquecê-los.”

Perseguição sistemática contra os cristãos

Entre os que aderiram à inciativa encontra-se o arcebispo de Kaduna, no noroeste da Nígéria, dom Matthew Man-oso. Nesta área “há uma perseguição sistemática contra os cristãos”, que se tornaram “alvo de um número crescente de ataques perpetrados por Boko Haram e por outros grupos fundamentalistas”, explica o prelado.

São também numerosos os sequestros e assassinatos de sacerdotes e seminaristas, tanto que em algumas áreas da Nigéria “ser o querer tornar-se sacerdote significa colocar em risco a própria vida”, ressalta o arcebispo.

Assistências a fiéis atingidos por pobreza e injustiça

Por conseguinte, apoiar os presbíteros através da celebração de Missas é “mais do que nunca essencial, inclusive para permitir-lhes dar assistência aos fiéis”, atingidos “pela pobreza, pela injustiça e pelas perseguições”.

Por fim, destaca-se que no ano passado 1.421.001 Santas Missas foram celebradas no mundo inteiro segundo as intenções dos benfeitores da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, uma a cada 22 segundos.

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-03/coronavirus-ajuda-igreja-sofre-missas-sufragio-padres-falecidos.html

Agenda

2025 dezembro

Semana 2

seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30
qua 31
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

Você pode gostar também