Dia das Crianças: a importância desta fase da vida

Dia das Crianças

Mais do que uma festa, essa data deve trazer uma reflexão sobre as influências do “ser criança” nesse contexto atual.

Foi um projeto de lei que estabeleceu o dia 12 de outubro como data oficial para a comemoração do Dia das Crianças no Brasil, pois na maioria dos países do mundo, essa comemoração é realizada no dia 20 de novembro, devido à oficialização da Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959. Mas, independentemente do calendário, muito mais que programações especiais e festas, a data é uma oportunidade para reflexões sobre a importância da infância, bem como as influências que essa fase tem sobre a vida adulta.

A infância é uma fase muito importante do desenvolvimento humano, marcada por aprendizados e descobertas. É nela que a criança vivencia muitas coisas e conhece o mundo no qual está inserida, aprende sobre regras de convívio social, cooperação, comunicação e resolução de conflitos. É por meio das brincadeiras que são desenvolvidas as múltiplas competências e habilidades, como: raciocínio, atenção, imaginação, criatividade e socialização. São essas habilidades que, futuramente, irão estimular a maneira de ser e agir na idade adulta. Todas essas experiências vividas na infância vão influenciar a vida adulta positivamente ou negativamente, isso está diretamente ligado aos tipos de adultos do futuro.

Algumas pesquisas evidenciam que vínculos familiares, ambientes saudáveis e uma boa educação escolar nos anos iniciais são essenciais para o desenvolvimento pleno da criança, o que refletirá em uma maior facilidade de adaptação em diferentes ambientes, aquisição de novos conhecimentos, bom desempenho acadêmico e maior realização pessoal, vocacional e econômica. Dentro do contexto de um mundo conectado e veloz, no qual as gerações mais novas são atingidas rapidamente pela internet e suas inovações, se faz necessário destacar a importância da educação e da escola em resgatar atividades costumeiras da infância, como as brincadeiras e o uso da imaginação.

A criança se desenvolve à medida que cresce em estatura e conhecimento e suas ações e comportamentos próprios trazem algo que os adultos deveriam aprender ou reaprender com elas. Isso é tão importante e necessário para nossa vida, que a Palavra de Deus vem reafirmar, quando Jesus chamou para perto de Si uma criança e colocou-a no meio de seus discípulos e disse: “Em verdade eu vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como uma criança, de modo algum entrareis no Reino dos Céus. Aquele, portanto, que se tornar pequenino como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.” (Mt18,2-4)

A criança é sincera, pura, verdadeira, não guarda mágoa, é livre de preconceitos e rótulos. Deveríamos voltar a ser assim, termos um coração humilde, pronto a aprender e viver as verdades de Deus, aprender realmente a amar e a perdoar como as crianças. Isso certamente seria um aprendizado riquíssimo para os adultos. Nos alegrar nas situações corriqueiras do nosso dia a dia, como só as crianças sabem fazer, seria muito bom.

Costuma-se dizer que um país que não cuida de suas crianças e de seus adolescentes está fadado a ter um futuro nada promissor. E o mesmo podemos dizer das comunidades cristãs que não zelam por seus pequenos e adolescentes. Elas estão fadadas a desaparecer num futuro não muito distante.

Cuidar das crianças e dos jovens como comunidade cristã pode significar a necessidade de criar ambientes próprios para eles nas celebrações. Pode significar a organização da Pastoral da Criança e da Pastoral do Menor. Pode significar também, a dinamização da Pastoral dos Coroinhas, a qualificação da catequese e a dinamização das celebrações. Cuidar dos menores implica no desenvolvimento de ações com as mães gestantes e com os jovens que se preparam para o casamento.

Professora Andrea Corrêa Sala Otoni

Fontes:
https://mackenzie.br/noticias/artigo 
https://formacao.cancaonova.com/diversos/a-mae-das-criancas-do-brasil/
Imagem de pch.vector no Freepik

Agenda

2025 dezembro

Semana 2

seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30
qua 31
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

Você pode gostar também