A ROMÊNIA ESPERA O PAPA FRANCISCO

A Romênia espera o Papa: entrevista com o coordenador da visita

De 31 de maio a 2 de junho o Papa Francisco fará uma Visita Apostólica à Romênia. Entrevista com o coordenador nacional da mídia para a visita pontifícia. Um sinal de atenção e de proximidade às comunidades romano-católica e greco-católica e a “vontade de fortalecer o diálogo ecumênico”

Cidade do Vaticano

Nos escritórios do centro diocesano de Bucareste as jornadas são intensas. Os preparativos para a visita do Papa Francisco à Romênia, de 31 de maio a 2 de junho, requer grande trabalho por parte de todos. Acolhendo o convite do Presidente da República e da Igreja Católica do país, o Papa fará uma viagem com múltiplas “facetas”: visita de Estado, pastoral e ecumênica ao mesmo tempo (no país estão presentes, além dos romano-católicos e os greco-católicos, a maioria ortodoxa e os protestantes).

A viagem do Papa terá quatro etapas: primeiramente Bucareste – onde celebrará uma missa na catedral dedicada a São José – depois a Iaşi, Blaj e ao Santuário mariano de Sumuleu Ciuc. Está prevista a beatificação de sete bispos mártires do período comunista. O lema oficial da visita, terá uma forte conotação mariana: “Sā mergem împreunā – Caminhemos juntos”. Francisco fará sua visita exatamente depois de 20 anos da visita de João Paulo II.

Padre Wilhem Danca, decano da Faculdade Teológica Católica de Bucarest e coordenador nacional da mídia para a visita pontifícia responde a uma entrevista:

Quais são as expectativas nas vésperas da chegada do Papa?

Padre Danca: Um sentimento de alegria, de grande espera. Nosso povo é muito cordial. Há muitas pessoas envolvidas nos preparativos. A festa popular de 11 de maio em Bucareste, organizada em vista da visita do Papa, confirmou tudo isso… As instituições públicas estão dando muita ajuda e apoio nos preparativos.

O Papa fará etapa em 4 cidades, com a beatificação de sete bispos, católicos com dois ritos e com duas línguas, romeno e húngaro. Também está previsto um encontro com autoridades civis, em um momento político particular para o país. Será uma viagem difícil?

Padre Danca: Sim, estamos trabalhando com determinação para que tudo dê certo. O fato que o Papa estará conosco por três dias é uma confirmação da delicadeza desta visita, além de ser um sinal de atenção e de proximidade à nossa comunidade e um desejo de fortalecer o diálogo ecumênico.

Vocês vêem um interesse concreto pela visita do Papa?

Padre Danca: Claro! Por razões logísticas pedimos a todos para se inscreverem pela internet aos vários eventos, escrevendo seus dados pessoais. Pois bem, para a etapa em Sumuleu Ciuc já temos 110 mil inscrições, mais de 50 mil para Iaşi e Blaj; números muito altos também em Bucareste, dezenas de milhares, e esperamos que as ruas estejam lotadas para ver o Papa, saudá-lo, dar-lhe nosso afeto. As próprias autoridades civis confirmaram a sua presença, a partir do presidente Klaus Iohannis, que é luterano, acompanhado pela sua esposa, que é católica. Os meios de comunicação estão reservando grande espaço para este evento.

Francisco chega depois da recente viagem à Bulgária e Macedônia, países com maioria ortodoxa…

Padre Danca: Há interesse e respeito por parte Igreja ortodoxa para esta visita do Santo Padre dedicada aos romano-católicos e greco-católicos da Romênia. Alguns de seus representantes já se manifestaram para participar dos eventos. A Igreja católica tem um patrimônio de amizade que certamente não ficará comprometido por alguma voz fundamentalista.

(entrevista concedida à Agência Sir)

http://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/papa-francisco-romenia-coordenador-visita.html

Agenda

2025 dezembro

Semana 2

seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30
qua 31
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

Você pode gostar também