“EIS O TEMPO DE CONVERSÃO”

Quaresma

Quaresma remete-nos aos 40 dias que antecedem a Ressurreição de Jesus Cristo. A cor litúrgica é o roxo, pois nos convida à penitência. Este tempo favorável nos ajuda a prepararmos o nosso coração para a Páscoa. Período privilegiado de conversão, de mudança de vida e de mentalidade, momento de combate espiritual, de jejum medicinal e caritativo. É propício para a escuta da Palavra de Deus, de silêncio interior e revisão de vida.

Sabemos que a conversão não pode ser apenas pessoal. Desde o Concilio Vaticano II recomenda-se que “[…] a penitência quaresmal não seja só interna e individual, mas sobretudo externa social”.  Por isso todo ano a Igreja do Brasil dá início, nesta ocasião, à Campanha da Fraternidade (CF) que nos ajuda a olhar para o pecado social e nos unirmos enquanto comunidade para combatê-lo. A Campanha de 2023 traz o pecado da fome, com o tema: Fraternidade e Fome, e com o lema: “Dai-lhes vos mesmos de comer!” (Mt 14,16). Não podemos ser indiferentes ao sofrimento dos mais necessitados. Todos somos responsáveis.

O Tempo da quaresma perpassa desde a Quarta-Feira de Cinzas até a missa da Ceia do Senhor, na quinta-feira Santa, dando início ao tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor, que tem seu ponto alto na vigília pascal e culmina com as vésperas do Domingo da Ressurreição.  Na liturgia quaresmal se omitem os momentos de aleluia, glória e o abraço da paz. Na música litúrgica evita-se o barulho de muitos instrumentos. Muitas comunidades ainda trazem a tradição de tampar com um pano roxo as imagens dos santos.

É primordial lembrar que no Domingo de Ramos temos a coleta Nacional da Solidariedade da CNBB sobre a Campanha da Fraternidade. Dos recursos arrecadados, 60% permanecem na Diocese e compõem o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS). Os outros 40% são enviados à CNBB, fazendo parte então do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) que, por meio de um conselho gestor, cuida para que a oferta de pessoas e comunidades sejam partilhadas entre os que mais precisam.

Façamos desta quaresma um tempo previsto na palavra de Deus “[…] rasgar o Coração e não as vestes, e voltai para o Senhor!” (Jl13). Que a nossa conversão não seja apenas de preceito, mas de coração, de renovação interior.

Pe. Melquisedec Carlos Fardin

Vigário paroquial

 

Fonte da Imagem: Vatican news

Agenda

2025 dezembro

Semana 2

seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30
qua 31
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

Você pode gostar também