O EJC teve sua origem na Igreja Católica, espelhado no Encontro de Casais com Cristo (ECC) quando em 1970 em São Paulo, foi desenvolvido pelo padre Afonso Pastore para atender as demandas da Pastoral Familiar Paroquial.
O EJC é um movimento a serviço da Igreja Católica Apostólica Romana em comunhão com a Igreja Particular de Colatina e com seu Bispo Diocesano, que tua na evangelização da juventude. Tem como proposta auxiliar, por meio de oração, partilhas e formações, os jovens a amadurecerem como cristãos com base no amor, na fé e na justiça. Ademais, é também proposta desse movimento estimular e aprofundar, nos jovens, as dimensões da celebração, da evangelização e do serviço ao próximo, em especial, na comunidade à qual estejam vinculados. (Regimento Diocesano do Encontro de Jovens com Cristo, 2013, p.3)
Na Paróquia São Pedro de Baixo Guandu o EJC foi criado no ano 2010 visando atrair o jovem para os caminhos de Deus e assim também podendo atuar nas pastorais de nossa igreja, desde então o movimento vem evangelizando por ano cerca de 80 jovens que buscam estreitar seus laços com Cristo e assim ajudarmos nas diversas pastorais que tem em nossa paróquia.
O Encontro acontece uma vez por ano em três dias da semana (sexta, sábado e domingo), no decorrer dos três dias esses jovens participam de uma programação muito especial que fica em sigilo, pois, tudo que acontece durante o encontro não pode ser comentado com quem ainda não participou. Podemos afirmar que diversos jovens saíram renovados deste encontro, alguns afundados na depressão ou nas drogas, outros afastados e até mesmos jovens que são ativos nas atividades da igreja, saem com desejo de mudança, uma vez que nesses três dias encontram-se verdadeiramente com Cristo.
O movimento não fica restrito apenas ao final de semana do encontro, existem outras atividades feitas durante o ano como, adorações ao santíssimo, encontrões, novenas, participação na Santa Missa entre outros, sempre visando à evangelização e os trabalhos diversificados dentro da comunidade.
Por fim vale ressaltar que o Encontro de Jovens com Cristo forma uma só família com o mesmo proposito que é levar o nome de Deus a todas as gerações.

