Estágio Pastoral – Julho – Matheus Eloy

Estar na experiência de um estágio pastoral é um grande momento de graça, pois nos permite reconhecer a beleza e importância de cada momento proposto em nosso processo formativo. Gosto de compará-lo às antigas balanças mecânicas, onde para chegarmos à medida desejada, deveriam estar em igualdade os dois lados, demonstrando um equilíbrio. Nosso processo nos proporciona justamente essa medida justa, alternando entre momentos de formação intelectual e momentos de formação pastoral. Quando visitava a casa das irmãs Milicianas de Cristo, da paróquia São Pedro, esta foi uma das reflexões que fazia com elas e este foi um dos momentos mais marcantes desse estágio. O acolhimento, que junto de meu irmão Wellington recebemos, foi algo que evidenciou o carisma acolhedor e fraterno. Foi uma manhã maravilhosa!

Olhando para nossa chegada, com a formação paroquial aos catequistas, a fala do pároco marcou-nos muito, quando nos lembrava da importância do querigma, ou seja, o primeiro anúncio da boa nova de Jesus Cristo.

No mesmo dia, pela noite, visitamos a comunidade Santa Rita de Cássia – Bananal e em seguida a Comunidade São Francisco de Assis – Sapucaia. No domingo, sozinho desta vez, visitei a comunidade Santíssima Trindade – Rosário 2, e à noite, a comunidade Sagrado Coração de Jesus – Valparaíso. Refletimos a figura do Bom Pastor, própria de Nosso Senhor, que está sempre pronto para nos acolher e aliviar nossas angústias, medos, apreensões.

A segunda-feira ficou marcada pelo momento de convivência com os colaboradores paroquiais, onde nos conhecemos melhor e sentimos de perto a realidade paroquial. A quarta-feira foi marcada, como já mencionado, pela visita ao Lar Santa Terezinha; logo após, visitamos as famílias da comunidade São Vicente de Paulo e pela tarde também, as famílias da comunidade Jesus Crucificado, no bairro Boa Vista.

Nossa quinta-feira foi marcada pela visita à comunidade São Francisco de Assis – Sapucaia. Já havíamos visitado a comunidade para celebrar a palavra e agora retornávamos para as visitas nas casas. A sexta-feira foi um dia também impactante,   quando ocorreu a visita ao Lar da Velhice Ângelo Passos. Uma visita rápida, mas frutuosa, momento de convivência e bate-papo onde vimos e ouvimos histórias de pessoas marcadas pela fé e confiança em Deus, um grande exemplo para todos nós. No mesmo dia, pela tarde, fomos visitar os enfermos no Hospital João dos Santos Neves.

No final de semana, ocorreu na Matriz Paroquial Nossa Senhora Aparecida, um encontro com todos os coroinhas e cerimoniários da paróquia, dia bonito e de grande significação e testemunho dados pelos jovens e crianças, que em sua simplicidade, nos mostram o serviço à igreja, auxiliando nas celebrações litúrgicas. Pela noite celebramos a Palavra na comunidade Divino Espírito Santo – Ibituba. Encerrando nosso estágio no domingo, visitamos as seguintes comunidades: Nossa Senhora Aparecida – Alto Santa Rosa, Nossa Senhora da Penha – Penha, Nossa Senhora do Rosário – Rosário 1; refletindo a figura de Jesus o semeador, aquele que nos prepara para a chegada do reino esperado.

Dentre tudo que foi dito, o resultado é gratidão à paróquia e suas comunidades, ao pároco e ao vigário paroquial e a todos os que colaboraram direta e indiretamente nesse estágio. MUITO OBRIGADO. DEUS ABENÇOE A TODOS.

Matheus Eloy
Seminarista – Diocese de Colatina

Agenda

2025 dezembro

Semana 2

seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30
qua 31
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

Você pode gostar também