Chegando na cidade de Baixo Guandu, Paróquia de São Pedro, fomos direcionados ao Conselho Paroquial de Pastoral onde vimos o planejamento de toda a ação pastoral que está prevista para o primeiro semestre de 2023. Iniciamos esse encontro com um momento de espiritualidade, onde meditamos os evangelhos de cada dia da Semana Santa; depois, as próprias comunidades nos levaram para seus setores.
Comecei visitando as famílias do Setor Lage, comunidades de São Bento, Nossa senhora das Graças – 2 Irmãos, São José e Nossa Senhora Auxiliadora; momentos de profunda alegria ao ver um setor tão unido e com uma fé fervorosa. À noite, celebrava com a comunidade que eram visitadas pela manhã, permanecendo nas mesmas do Domingo de Ramos até a Quarta-feira Santa, onde participei da Procissão do Encontro.
Na Quinta-feira, participamos da missa da Unidade na Catedral Diocesana de Colatina com todo o clero. Após o almoço, segui para a comunidade Nossa Senhora Aparecida KM20, onde realizamos a celebração do Lava-Pés. Na Sexta-feira, visitei as famílias da comunidade Sagrada Família e às 15h, celebramos a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor. No sábado, participei de uma manhã de convivência com os padres da paróquia e com o seminarista Wellington, que também fez seu estágio na Paróquia. Durante à noite, celebramos na comunidade São Vicente de Paulo, onde foi possível vivenciar um momento belíssimo com a comunidade, com uma liturgia viva e bem participativa.
No Domingo de Páscoa, visitei as comunidades Nossa Senhora Aparecida – Queixadinha, logo às 6 da manhã, e segui para a comunidade Nossa das Graças – Queixada, onde as celebrações foram também marcantes e participativas. Pela tarde, retornei ao seminário. Foi uma semana em que pude vivenciar a espiritualidade da Semana Santa, onde aprendemos um pouco mais do jeito da Paróquia São Pedro de ser igreja, com comunidades fervorosas que desejam verdadeiramente ser comunidades vivas.
Matheus Eloy
Seminarista – Diocese de Colatina






