Estágio Pastoral Semana Santa – Seminarista Wellington

O estágio pastoral se predomina como uma oportunidade de conhecer novas realidades percebendo a identidade de nossa Diocese de Colatina. Eu dizia em algumas comunidades que conheci, que “o seminarista é aquele que almeja o sacerdócio, ser padre, e o padre não é ordenado para ele mesmo, mas para o povo, por isso a necessidade do jovem conhecer esse povo, conhecer essa realidade”. Dessa maneira eu, Wellington Tolentino Gomes, com o meu irmão de seminário Matheus Eloy, realizamos os nossos trabalhos pastorais entre o dia primeiro de abril até o dia nove de abril.

Realizar essa pastoral nesse período da Semana Santa foi uma grande alegria, pois é uma semana muito importante para a nossa igreja, além de possuir uma liturgia belíssima. Por ser uma semana de aprofundamento e reflexão, logo no primeiro dia de nosso estágio participamos de um retiro espiritual juntamente com as lideranças das comunidades. Foi uma oportunidade de integração entre as lideranças além do enriquecimento espiritual. Recordo uma das falas do Pe. Marcelo, ao afirmar a importância de viver a Semana Santa de forma autêntica, onde ele trazia algumas provocações: “Realmente estamos rezando nessa Semana Santa? Já preparamos a nossa liturgia? Estamos mais preocupados em viver a Semana Santa ou estamos só preocupados com os detalhes? ” Nesta linha se compreende a importância da espiritualidade que devemos conservar, pois antes de querer proporcionar um momento de fé para as pessoas, eu também devo me comprometer com essa espiritualidade anteriormente.

No segundo dia de pastoral, eu e meu irmão Matheus fomos separados, tendo a oportunidade de conhecer áreas diferentes da paróquia de Baixo Guandu. Celebrei, portanto, o Domingo de Ramos nas comunidades Santa Rosa de Lima (Santa Rosa), Nossa Senhora da Penha (Penha) e Divino Espírito Santo (Ibituba).

A partir da segunda (03/04) até a quarta (05/04) estive passando em outras comunidades, São Sebastião (bananal) e Santa Isabel (Vila Nova). Pude nessas comunidades estar visitando alguns idosos, doentes, pessoas afastadas das comunidades e outras realidades, sendo esse um momento muito rico, pois o visitar se faz um caráter missionário, onde além da oração se tem a oportunidade da prática da escuta, do diálogo, nos quais muitas vezes mais se aprende do que se ensina. Além das visitas aconteceu a celebração penitencial nessas comunidades, oportunizando-nos refetir sobre o nosso modo de ser, reavaliando nossas ações, atos, pensamentos e pecados, para assim realizarmos uma boa Semana Santa.

Na quinta-feira (06/04), participamos na catedral de Colatina da Missa do Crisma, celebrada por nosso Bispo Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, juntamente com  Pe. Marcelo, Pe. Melquisedec e outros sacerdotes, leigos (as), religiosos (as) e seminaristas de nossa diocese. Na tarde desse dia, tive a oportunidade de conhecer a comunidade Nossa Senhora do Rosário (Rosário 1) e celebrar com eles a Celebração do Lava Pés, onde refletimos a importância do serviço, mas não um servir feito de qualquer maneira, porém uma doação verdadeira, feita com amor. No dia seguinte (07/04) realizei algumas visitas nessa comunidade (N. Sr. do Rosário). À tarde pude celebrar na comunidade Santíssima Trindade (Rosário 2) a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nessa noite também participei de um momento muito especial, a encenação da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo realizada pela paróquia. Eu nunca tinha assistido à uma encenação, e ter essa oportunidade foi muito especial. Perceber o empenho e comprometimento da juventude na realização desse teatro trouxe-me um alento muito grande. Como seminarista, ando muito pela diocese e percebo que algumas comunidades estão “ficando velhas”, ou seja, sem a participação integral da juventude. Desse modo, ver essa realidade na paróquia São Pedro me alegra muito, percebo que a juventude se faz presença.

No sábado, tivemos um momento de integração com os padres dessa paróquia, encontro fraterno, com um bom diálogo e troca de experiências. À noite, presidi a Vigília Pascal, na comunidade São Sebastião (Mascarenhas). De forma particular, a Vigília Pascal é minha celebração preferida da Semana Santa, por ser encantadora e extremamente litúrgica. Participar com a comunidade foi uma experiência ímpar!

No Domingo da Ressurreição (09/04), celebrei novamente na comunidade São Sebastião (Mascarenhas), além de também celebrar na comunidade Divino Espírito Santo (Tamanco). Creio que se faz necessário registrar aqui a grandeza de celebrar nessa comunidade, pois ela é bem pequena e precisa de parceiros para desenvolver o seu projeto de evangelização. O zelo e a beleza que a Comunidade Divino Espírito Santo (Tamanco) exalam são enormes e a alegria e doação se fazem presentes ali!

Nesta tarde então, depois da experiência de toda essa Semana Santa, finalizamos nossa pastoral, embarcando no ônibus das 13:30 h, com destino ao Seminário. Creio que a palavra que resume essa Pastoral da Semana Santa é “alegria”, pois foi muito bom ver esse povo sorridente, de bem com a vida, um povo com fé, características que acabam nos cativando, alimentando com certeza a vocação, reforçando uma frase que eu falei em algumas comunidades, que “ o povo é peça fundamental em nossa formação sacerdotal”.

Desse modo, agradeço à Paróquia São Pedro de Baixo Guandu, nas pessoas do Pe. Marcelo e o Pe. Melquisedec. Que Deus abençoe a cada um, e com a graça de Deus, sob a proteção de Nossa Mãe Maria, em julho retornaremos a esta belíssima paróquia.

 

Wellington Tolentino Gomes
Seminarista – Diocese de Colatina

Agenda

2026 fevereiro

Semana 2

seg 26
ter 27
qua 28
qui 29
sex 30
sáb 31
dom 1
seg 2
ter 3
qua 4
qui 5
sex 6
sáb 7
dom 8
seg 9
ter 10
qua 11
qui 12
sex 13
sáb 14
dom 15
seg 16
ter 17
qua 18
qui 19
sex 20
sáb 21
dom 22
seg 23
ter 24
qua 25
qui 26
sex 27
sáb 28
dom 1
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

Você pode gostar também

Informativo de Abril 2020

25 de março de 2020

Informativo Março 2020

25 de março de 2020

Informativo setembro 2019

26 de agosto de 2019