Festa de São Pedro 2023

Festa São Pedro 2023

Celebramos no mês de junho o momento mais esperado do ano em nossa paróquia, a novena e festa em honra a São Pedro. Momento único de regozijo, união e colaboração entre as inúmeras comunidades para que momentos marcantes acontecessem. Tais datas são planejadas e sonhadas desde o início do ano com afinco para que honremos com amor nossa tão amada igreja e tradição.

A solenidade é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal. Já no século IV havia a tradição de, neste dia, celebrar três missas: a primeira na basílica de São Pedro, no Vaticano; a segunda na basílica de São Paulo Fora dos Muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos apóstolos ficaram escondidas para fugir da profanação nos tempos difíceis.

São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro papa da Igreja. A ele Jesus disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja”. São Pedro é o pastor do rebanho santo, é na sua pessoa e nos seus sucessores que temos o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade. São Paulo, que foi arrebatado para o colégio apostólico de Jesus Cristo na estrada de Damasco, como o instrumento eleito para levar o seu nome diante dos povos, é o maior missionário de todos os tempos, o advogado dos pagãos, o “Apóstolo dos Gentios”. São Pedro e são Paulo, juntos, fizeram ressoar a mensagem do Evangelho no mundo inteiro e o farão para todo o sempre, porque assim quer o Mestre.

Muitos foram os partícipes da grande festa em nossa paróquia, inúmeras comunidades prepararam brilhantemente as celebrações, a decoração e as doações que abrilhantaram os dias festivos. Nossa eterna gratidão à cada um de forma única e particular. Outrossim, pudemos receber a bênção dos nossos padres convidados tão queridos por nós, são eles: Padre Neil, Padre Jésus, Padre Hansmiller, Padre Deivid, Padre Antônio Pandolfi, Padre Luismar, o bispo diocesano Dom Lauro, nosso pároco Padre Marcelo e nosso vigário Padre Melquisedec. Com fé, sabedoria e amor ao evangelho, auxiliaram na reflexão e nas boas práticas a exemplo dos Santos, cada homilia foi como flecha certa do coração de Deus para os fiéis, rogamos à Deus que abençoe a vocação de cada um, cultivando a cada novo dia o desejo de propagar Jesus Cristo por todas as nações.

É preciso relembrar ainda, os momentos de convivência tão especiais de convivência que ocorreram nas dependências anexas de nossa comunidade. O tradicional binguinho, brilhantemente conduzido, o serviço de cozinha, brincadeiras, danças típicas organizadas pelos movimentos, como o EJC, abrilhantaram ainda mais um mês tão esperado por todos.

Por fim, o Programa do Pedrão, que nasceu da necessidade de atingir os fiéis em um momento tão duro e triste, a pandemia, foi celebrado publicamente com impecável organização e a presença de muitos convidados especiais, show de talentos e um generoso público. Cada pequeno momento ao longo de nossa novena foi importante para reanimarmos em nosso coração o temos a Deus, o amor pela vida em comunidade e o desejo de servir. Que a exemplo de São Pedro e São Paulo, colunas da igreja, sejamos também pilares fortes e defensores de nossa fé em tempos tão difíceis.

Karine Dál-Col Tavares Rosa

Agenda

2025 dezembro

Semana 2

seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30
qua 31
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

Você pode gostar também