Lembre-se da Morte

Memento Mori: lembre-se da morte

A morte não é um dos temas mais agradáveis de se conversar. Ela gera espanto, assusta e dá medo. Certamente, em uma roda de amigos, esse assunto não será abordado com o mesmo entusiasmo que uma conversa sobre futebol, festa ou lançamento de um filme.

Além disso, para os que estão saudáveis e no auge da juventude ou da vida adulta, a morte parece sempre distante. Quando alguém inventa de tocar no assunto, desvia-se a conversa através de algumas desculpas: “ainda é cedo para me preocupar com isso”.

Essa estranheza com a morte é compreensiva. Através dela o ser humano toma consciência de sua vida passageira, de sua fragilidade e mortalidade, de sua impotência diante do inevitável destino do homem – e de todas as criaturas vivas. Além disso, paira sobre a morte uma cortina aparentemente misteriosa, que inspira a sensata preocupação com o que há de vir em seguida.

A Igreja não está afastada dessa discussão, mas a ilumina à luz da fé. Em Cristo, a morte  tem um sentido positivo[1]. Através de sua própria morte brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E, aos que a certeza da morte entristece, a promessa da vida eterna consola. Com efeito, para aquele que crê, a vida não é tirada, mas transformada[2].

O cristão só encontra paz diante da morte, quando compreende seu verdadeiro sentido. A morte não como um mal em si, mas acolhida como um chamado à eternidade, um chamado para Deus. É por esse motivo que São Francisco de Assis louva ao Senhor pela irmã morte[3].

Um antigo e precioso livro de meditação chamado A Imitação de Cristo, adverte: “Em todas as tuas ações, em todos os teus pensamentos deverias comportar-te como se tivesse de morrer hoje. Se tua consciência estivesse tranquila, não terias muito medo da morte. Seria melhor evitar o pecado que fugir da morte. Se não estás preparado hoje, como o estarás amanhã?”.

Nesse cenário, a Igreja, como mãe e mestra, sempre orientou seus filhos a se prepararem para o momento da morte. Tal realidade é bem expressa no ditado latino “Memento Mori” (lembre-se da morte). Além disso, encontramos em alguns lugares a particular devoção a Nossa Senhora da Boa Morte, não à toa rezamos: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém”.

Através do auxílio de grandes santos, como São Roberto Belarmino[4], Santo Afonso Maria de Ligório[5] e São João Bosco[6], podemos encontrar modos bastante práticos de se preparar para a morte, entre eles: recorrer aos Sacramentos da Igreja, especialmente a eucaristia e a confissão; praticar cotidianamente o exame de consciência e a revisão de vida; reparar os erros e as faltas cometidas contra Deus e o próximo, compreender que a morte nos liberta e nos faz entrar na vida eterna; buscar o desapego das coisas materiais e temporais.

Quando tratamos sobre a morte no contexto da fé, ainda mais no mês de novembro, em que a Igreja celebra a comemoração de todos os fiéis defuntos, vale ainda um destaque: devemos lembrar de rezar pelos irmãos falecidos e consolar as famílias enlutadas. Aliás, isso ensina a Igreja através das obras de caridade corporais e espirituais: enterrar e rezar pelos mortos.

Assim como repetimos diversas orações ao longo do dia, que possamos nos lembrar de rezar também pela nossa própria morte, ou pela agonia daqueles que a esperam: “Ó Jesus misericordioso, que morrestes pregado na cruz, lembrai-Vos de mim na hora da minha morte (lembrai-vos de – nome da pessoa – na hora de sua morte)”.

Carlos Daniel de Souza Martins
Seminarista da Diocese de Colatina

[1] Catecismo da Igreja Católica, n. 1010.
[2] Prefácio dos mortos I.
[3] São Francisco de Assis, Cântico das criaturas: Opuscula sancti Patris Francisci Assisiensis, ed. C. Esser (Grottaferrata 1978) p. 85-86. [Cf. Fontes Franciscanas, I (Braga, Editorial Franciscana, 1994) p. 781.
[4] São Roberto Belarmino, A arte de bem morrer. Ecclesiae: 2020.
[5] Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a morte. Editora CDB: 2018.
[6] ABIB, Jonas. O Retiro da boa Morte. Canção Nova: 2015.

Agenda

2025 dezembro

Semana 2

seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30
qua 31
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

Você pode gostar também