Mês missionário: “Igreja em saída” pela missão universal

Mês Missionário 2023

“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária de 2023. O lema é de inspiração bíblica: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,13-35). Anualmente o Papa lança uma mensagem para o mês missionário, na mensagem deste ano o Papa Francisco concentrou-se em três pontos de reflexão sobre a missão: corações ardentes, olhos abertos, pés a caminho.

Corações ardentes – O missionário deve ter um coração aquecido pelas Escrituras Sagradas, nelas encontrar sustento nas dificuldades, orientação para o caminho e o próprio mandato missionário. Só o coração de quem se deixa conquistar e restaurar pelo amor de Jesus é que pode se tornar um missionário(a) que fale aos corações feridos dos irmãos e irmãs.

Olhos abertos – Ao partir o pão, os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Na Eucaristia, Jesus o Pão partido para nós, ensina a sermos também nós, pão partido para os irmãos e irmãs necessitados. Que nossos olhos missionários estejam abertos para enxergar Jesus crucificado nos sofredores deste mundo.

Pés a caminho – O encontro com o Senhor nos enche de alegria, uma alegria tão grande que temos urgência de partilhar com todos e todas. Daí brota a missão de levar até os confins do mundo a Boa Nova da salvação, não como fruto de um pesado dever, mas como transbordamento da alegria de termos encontrado Jesus Cristo.

O mês missionário com a sua Campanha Missionária quer evidenciar, neste ano de 2023, que a Igreja local tem o dever de evangelizar cada homem e cada mulher no mundo inteiro. A missão é sempre um grande desafio, porque ela tem o tamanho do mundo, e onde viver um homem ou uma mulher, ali estará um espaço de missão. Todos os batizados e batizadas podem colaborar com o movimento missionário da Igreja, seja através da oração, ação missionária, ofertas de dinheiro, ofertas de sofrimentos, com o próprio testemunho de quem vive como discípulo(a) missionário(a).

Ouvindo o apelo do tema deste mês missionário, “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, nossa Diocese de Colatina está retomando gradativamente o projeto “Igrejas Irmãs”, através do qual colaboraremos de modo direto com ofertas e o envio de missionários(as) para a Diocese de Marabá(PA). O projeto “Igrejas Irmãs” é uma iniciativa da CNBB para promover a cooperação missionária entre as dioceses do Brasil.

Durante o mês missionário somos convidados a rezar com a Novena Missionária, que a cada ano é preparada e encaminhada a todas as dioceses do Brasil. Durante nossas liturgias dominicais podemos decorar com símbolos missionários nosso espaço celebrativo. É sempre importante realizar visitas missionárias às famílias afastadas, aos hospitais, aos asilos, aos presídios, etc., tendo em mente que não bastam visitas esporádicas, antes é preciso ser missionário(a) todos os dias do ano. Ser “Igreja em saída” é ter coragem de colocar os pés a caminho e sair para construir a cultura do encontro. Fazer como Jesus, ir aonde as pessoas precisam de nós.

Ainda no mês de outubro, sempre é realizada a Coleta Missionária, por meio de um envelope personalizado que deve ser devolvido no Dia Mundial das Missões. Com as ofertas da Coleta Missionária, que este ano se realizará nos dias 21 e 22 de outubro, a Igreja ajuda a milhares de dioceses pobres pelo mundo à fora. Através destas ofertas nós colaboramos de modo concreto com a missão universal, ad gentes. Sejamos generosos na partilha!

Que o testemunho de oração e de amor pela missão de Santa Teresinha do Menino Jesus e o o ardor missionário do incansável São Francisco Xavier possam nos inspirar nos caminhos da missão!

Para refletir:

  1. Tenho consciência da minha missão de batizado(a) de tornar o nome de Jesus conhecido e amado? De que forma eu dou testemunho missionário?
  2. O que pode ser feito para tornar nossas comunidades verdadeiras “Igrejas em saída” missionária?

Conheça o site das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e acesse todo o material preparado para o Mês Missionário. Acesse: www.pom.org.br

Padre Irineu Claudino Sales
Padre Diocesano

Agenda

2025 dezembro

Semana 2

seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30
qua 31
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

Você pode gostar também