UM POUCO DA HISTÓRIA DA FESTA DE SÃO PEDRO

“TU ÉS PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA”

 A Paróquia São Pedro de Baixo Guandu, completa este ano 82 anos de instalação e evangelização. Muitas são as conquistas e vitórias, bem como grandes os desafios na Ação Evangelizadora.  São Pedro, homem de fé, um simples pescador, temente a Deus, foi escolhido pelo Mestre para se tornar Apóstolo da Fé.  Ele é mencionado no Novo Testamento 171 vezes, e era Pedro que falava em nome da Comunidade Apostólica (Mt.14,28ss; Mc.8,29 ss; Lc.8,45ss, etc…). São Pedro, recebeu das mãos do próprio Cristo a Missão de confirmar os irmãos na Fé e Edificar a Igreja, conforme Mateus 16,17 19. São Pedro foi o Primeiro Papa, pois Jesus confiou a Pedro e seus sucessores um primado, magistério e jurisdição, que hoje é exercida pelo Sucessor de Pedro, o Papa Francisco. A Paróquia de Baixo Guandu, é confiada à proteção especial de São Pedro. Muitas são as famílias, pastorais, movimentos que estão se dedicam todo ano para realização de nossos Festejos, que se tornou para os Guanduenses uma Festa Religiosa Tradicional, direcionada para a Religiosidade, Espiritualidade, Momentos Culturais, Shows Religiosos, Momentos de Convivência com as Famílias, etc…

1)- Como (por que, quem?) foi escolhido São Pedro padroeiro?

Foi escolhido pelo Pe. Aristides Taciano, primeiro Pároco.

2)- De que forma surgiu a festa de São Pedro?

A festa surgiu a partir da iniciativa de Monsenhor Alonso. Na parte religiosa, a novena. A outra parte da festa, teve início com o grupo de jovens montando apenas uma barraca na Praça São Pedro; depois, a equipe de finanças da Matriz alugava alguns espaços para montagem de barracas, e exploração particular; em seguida, as barracas particulares não foram mais aceitas, e as equipes de serviço, pastorais e movimentos da própria igreja faziam as barracas; atualmente a Paróquia, Comunidades, Pastorais e Movimentos que promovem e colaboram na realização da Festa São Pedro, no pátio de Festa Paroquial.

3)- De onde partiu a ideia?

De Monsenhor Alonso Leite.

4)- Existe algum motivo evidenciado na história ou na vida de São Pedro?

Sim.  Por exemplo, os dois opostos que aconteceram com o próprio São Pedro: num momento, negou Jesus 3 vezes; em seguida, chorou amargamente, e, reconhecendo em Jesus o Filho de Deus, deu sua vida por Ele, a ponto de morrer crucificado de cabeça para baixo.

5)- A partir de que ano São Pedro foi nomeado padroeiro de Baixo Guandu?

Ano 1937

6)- Existe algum caso de milagre ocorrido no município que tenha sido feito por São Pedro?

Que seja de conhecimento público, não.

7)- Quais comemorações foram realizadas em homenagem a São Pedro?

Em Baixo Guandu, por ser o Padroeiro, o momento mais forte é aquele em que se celebra o seu dia; começa com a Novena de São Pedro no dia 20/06 e termina com a grande festa de sua Solenidade no dia 29 de Junho.

8)- Qual influência da sociedade na festa?

Apesar de ser religiosa, a festa São Pedro tornou-se conhecida e tem a participação de toda a sociedade guanduense, independentemente do credo religioso.

9)- Qual o fim ou destino da renda da festa?

A destinação do resultado financeiro de cada ano é decidido pelo Conselho Econômico Paroquial.

10)- O que é feito para que a sociedade participe ativamente da festa?

A Festa de São Pedro tem uma participação ativa das Comunidades. Começa com a Novena de São Pedro, onde podemos constatar uma grande participação popular. Depois, tem a festa no pátio, com barraquinhas de comidas típicas; shows; finalizando os festejos acontece o Bingão de São Pedro com uma grande participação de pessoas.

Que São Pedro, interceda por nós, para que nossa querida Paróquia, cresça na comunhão, na unidade, no diálogo, na fraternidade, na santidade e no anúncio, sendo assim, presença do Cristo Bom Pastor, na Sociedade e no mundo.

Agenda

2025 dezembro

Semana 2

seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30
qua 31
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

Você pode gostar também