Caríssimos irmãos e irmãs, estamos iniciando um novo mês, repleto de novas oportunidades, desafios em nossas vidas e também na vida de comunidade.
A igreja no Brasil propõe especial atenção neste mês para as missões. O tema deste mês missionário é: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”. E o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”(Cf. Lucas 24, 13-35), em plena sintonia com o terceiro Ano Vocacional do Brasil.
Nossa Igreja nasce missionária, sua identidade é essencialmente missionária, não podemos deixar isso de lado. Tudo o que fazemos é para ir ao encontro, anunciar o Evangelho, encontrar pessoas, estabelecer laços. É necessário estarmos atentos para não ficarmos reduzidos ao espaço celebrativo, que tem seu lugar, porém deve ser a culminância de uma caminhada de encontro que se dá na vida.
Ir ao encontro, o próprio Jesus ensina aos discípulos, como o patrão que saiu ao encontro de trabalhadores para sua vinha (cf. Mateus 20, 1), quando envia os discípulos a batizar e anunciar o evangelho (cf. Mateus 28, 19-20), mas com a garantia de que permaneceria para sempre conosco. Logo, a urgência da comunidade cristã é não se esquecer de sair e de sobretudo de encontrar os irmãos que esperam ouvir a Palavra.
Por vezes, esquecemos que nossas primeiras comunidades se reuniam em casas, na nossa realidade embaixo de mangueiras, em varandas que acolhiam o caminho do Evangelho e da própria comunidade de fé, que partilhava a vida e a presença.
Convido as nossas comunidades a perceberem esse aspecto fundante da nossa existência enquanto Igreja de Jesus e nos desafiarmos, todos os dias, a crescer observando os sinais dos tempos à luz do Evangelho, da vida dos irmãos, das realidades desafiadoras que nos tornam perseverantes. Ser missionário está para além de ir a lugares distantes e de culturas diferentes, o convite é sairmos de nós mesmos, de nossas seguranças, acolher o diferente sem preconceitos, mas com o desejo de um mundo mais fraterno.
Que Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões, nos ajude nessa empreitada de anúncio e fidelidade ao mandato de Jesus!
Padre Marcelo Keller Santiago
Pároco

