Caros irmãos e irmãs em Cristo Jesus, as bênçãos e o amor de nosso Deus.
Iniciamos mais um mês na alegria e na disponibilidade à ação de Deus em nosso agir no mundo e, sobretudo, na evangelização à qual somos chamados a dar nossa preciosa colaboração como homens e mulheres evangelizados, com total disponibilidade à ação do Espírito Santo.
Inspirados por este mesmo espírito, neste mês, a Igreja no Brasil, através da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), celebra o Mês da Bíblia que neste ano se dedica de modo particular à Carta aos Efésios , com o lema“Vestir-se da nova humanidade!”(cf. Ef 4,24).
Todas as Cartas de Paulo têm por base o seu Evangelho “Jesus Cristo morto e ressuscitado por nós”. A cada comunidade Paulo escreve de modo direcionado, pois busca dar respostas a situações que necessitam de resolução, ou seja, quando escreve, o apóstolo conhece a realidade eclesial à qual se reporta.
Conforme o texto base proposto pela CNBB, todos os temas tratados ao longo da carta levam à uma temática central que é a unidade do Corpo de Cristo. Importante perceber a atualidade desse texto, sobretudo nas nossas relações eclesiais e para além da vida da Igreja, pois estamos unidos ao corpo que tem Cristo por cabeça e que, inspirado pela ação do divino Espírito Santo, continua a ação de construção do Reino de Deus. Enquanto Igreja existimos para evangelizar, para tornar Jesus Cristo conhecido e amado.
Assim como no Ano Vocacional pelo texto dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35) somos convidados a perceber a presença de Jesus, que caminha conosco e nos instrui na sua Palavra, neste mês, particularmente, somos orientados a aprofundar essa nossa intimidade com a Palavra da Verdade e a fugir de fundamentalismos e extremismos que por vezes tentam instrumentalizar a Palavra de Deus.
Devemos acolher a Palavra com o coração disponível, sem preconceitos, mas com o ardente desejo de crescer no conhecimento de Cristo e consequentemente no conhecimento de nós mesmos, para que na liberdade anunciemos a Cristo Vivo, presente e atuante na história.
Assim sendo irmãos e irmãs, aproveitemos este mês para mergulharmos no estudo bíblico, na leitura orante e diária da Palavra de Deus, lâmpada e luz para nosso caminho.
A vocês, afetuoso abraço, com carinho e estima.
Padre Marcelo Keller Santiago
Pároco

