Paróquia São Pedro ganha uma nova Identidade Visual

nova-marca

“Vai mais para o fundo, e lançai vossas redes para pesca… Doravante serás pescador de homens!” (Lc 5,4.10)

A simbologia da iconografia nos proporciona duas leituras. A leitura “objetiva” é a que adjetiva o conjunto pelos seus objetos, como a água, o barco e o peixe, que são símbolos diretamente ligados a pessoa de Pedro e sua profissão, que nos remetem automaticamente a sua pessoa. Já uma segunda leitura, mais aprofundada, traduz a simbologia dos elementos.

A barca de Pedro

Pela Tradição, Pedro é o primeiro na sucessão apostólica: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo que ligares na terra, será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus” (Mt 16,18s). Por sua profissão e pelo serviço apostólico, acontece de a Igreja ser referenciada como a “Barca de Pedro”. No centro da barca está o peixe, que simboliza tantos os cristãos como também Cristo – corpo e a cabeça da Igreja – já que na língua grega a palavra peixe (ΙΧΘΥΣ) é o acrônimo da expressão “Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador”.

O martírio

São Pedro provou do martírio. Segundo a Tradição, foi condenado a morte de cruz, no entanto, por não se achar digno de sofrer da mesma morte de Cristo, quis que fosse crucificado de cabeça para baixo.
O mastro do barco forma o traçado da cruz invertida, significando que do centro de seu ministério, onde está “o Cristo, o Filho de Deus vivo”, brota também a causa de seu martírio, consequência máxima de sua profissão de fé e devoção.

Batismo e a vida em Cristo

Conforme o documento número 100 da CNBB, a paróquia deve ser “Casa de iniciação à vida cristã” (n. 268), ou seja, ela precisa ser instrumento que conduz e insere os que a procuram na vida em Cristo, passando pelo Sacramento do Batismo.
A água é o sacramental do Batismo e sustenta a barca que simboliza a Igreja. O mastro da barca aponta para o céu, caminho e meta trilhado pela Iniciação à Vida Cristã.

 

Ficha técnica

Agência:
Comunicação Nova Publicidade e Propaganda

Designer:
Nathan Arrigoni Gallão

Versão:
01 – setembro A.D. MMXIII

Citações e documentos:
Comunidade de comunidades: uma nova paróquia.
A conversão pastoral da paróquia – Documentos da CNBB n. 100
Textos bíblicos extraídos da Bíblia Sagrada, Tradução Oficial da CNBB – sexta edição

Agenda

2025 dezembro

Semana 2

seg 1
ter 2
qua 3
qui 4
sex 5
sáb 6
dom 7
seg 8
ter 9
qua 10
qui 11
sex 12
sáb 13
dom 14
seg 15
ter 16
qua 17
qui 18
sex 19
sáb 20
dom 21
seg 22
ter 23
qua 24
qui 25
sex 26
sáb 27
dom 28
seg 29
ter 30
qua 31
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

Você pode gostar também