A Pastoral do Dízimo é um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições. Tornar o cristão responsável comunitariamente.
Dízimo na comunidade também é questão de coragem e de perseverança.
Dízimo é vida nova, espiritual e financeira, na comunidade.
Dízimo é partilha do coração, do trabalho, dos ideais e dos bens.
Dízimo não é taxa nem mensalidade, não é imposição nem obrigação.
É ato de amor a Deus e ao próximo.
O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja.
O dízimo é aplicado em 4 dimensões:
- Dimensão Religiosa: tem a ver com a relação do cristão com Deus. Contribuindo com parte de seus bens, o fiel cultiva e aprofunda sua relação com aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão.
- Dimensão Eclesial: Com o dízimo o fiel vivencia sua consciência de ser membro da Igreja, pela qual é corresponsável, contribuindo para que a comunidade disponha do necessário para realizar o culto divino e para desenvolver sua missão.
- Dimensão Missionária: O fiel, corresponsável por sua comunidade, toma consciência de que há muitas comunidades que não conseguem prover suas necessidades com os próprios recursos e que precisam da colaboração de outras.
- Dimensão Caritativa: que se manifesta no cuidado com os pobres, por parte da comunidade. Uma das características das primeiras comunidades cristãs era de que “entre eles ninguém passava necessidade”, pois tudo era distribuído conforme a necessidade de cada um.
Ser dizimista é uma questão de Fé.
Coordenadores da Pastoral do Dízimo: Juliano e Kátia


