Nascimento: 12 de Janeiro de 1912, mineiro de Coroaci, filho de Francisco Rodrigues e Ana Bibiana dos Santos. Estudou em Mariana-MG.
Ordenação Sacerdotal: 02/11/1936, na Catedral de Vitoria, presidida pelo Bispo Dom Luiz
Scortegagna.
Foi coadjutor em Alegre e veio assumir a Paróquia São Pedro, de Baixo Guandu, com menos de 1 ano de ordenação.
A comunidade era pequena e teve dificuldade para se adaptar às celebrações em latim de Pe. Aristides. Com paciência, zelo, dedicação e visitas domiciliares e às capelas do interior, foi cativando e estreitando os laços com todos os paroquianos. A Capela de Baixo Guandu já não comportava os fiéis e, apressado pela necessidade da municipalidade em desocupar a área onde a mesma se localizava para a construção de uma futura praça, motivaram o Pe. Aristides a se mudar. Pe. Aristides , antevendo o futuro, escolheu um local ermo que ficava no fim da projeção da Av. Carlos de Medeiros. Era uma lagoa cercada de pastagens, situada distante do
centro comercial da comunidade. Isso criou novas atribuições, pois a maioria não aceitava que a igreja fosse construída naquele lugar, numa lagoa distante. Contudo, não houve desânimo por parte de Pe. Aristides e seus assíduos paroquianos, lançando a pedra fundamental em 1942. Muitos criticavam o tamanho do templo, mas Pe. Aristides arrematava: ”Vamos construir uma Igreja para daqui 50 anos”. Peregrinou pelas capelas como consta nos registros nos livros de batismo e casamento, incentivou aos leigos na criação do Apostolado da Oração. Instalou ainda as capelas do Palmital, Tamanco, Penha e Bananal.
Aos 31 de Março de 1944, todos foram surpreendido com a presença do Monsenhor Luiz Cláudio e um padre. (estranho para muitos)
Era uma tarde, quando Monsenhor Luiz Claudio anunciou que Pe. Aristides deixaria a Paróquia, mas apresentou o Padre que iria dirigir os destinos da mesma – Pe. Alonso. No dia seguinte, Pe. Aristides foi acompanhado por grande multidão até a estação, despedindo-se da Paróquia São Pedro.

