O Tríduo Pascal da Paixão – Morte, Sepultura e Ressurreição do Senhor é a principal celebração da fé cristã católica. São três dias de solenidade, uma única e grande celebração que tem como ponto alto a Vigília Pascal, abre-se com a Missa da Ceia do Senhor e encerra-se com o domingo da Páscoa da Ressurreição.
Quinta-feira da Semana Santa – São quatro os mistérios celebrados nesta noite santa: a instituição do Novo Mandamento, a Eucaristia, o ministério sacerdotal e do dom da Igreja. Celebramos a entrega livre, gratuita e serviçal do Senhor Jesus. Se realiza durante algum tempo da noite a adoração ao Santíssimo Sacramento.
Sexta-feira Santa ou da Paixão do Senhor – É a grande celebração da Palavra de Deus, onde se celebra o mistério da Sepultura do Senhor que tem início ao entardecer da Sexta-feira Santa e se estende até a Vigília da Páscoa. Tempo de silêncio, de jejum e abstinência de carne.
Sábado Santo – Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias e centro do Tríduo Pascal. A Igreja espera, velando, a Ressurreição de Cristo. A Vigília é constituída de três momentos fundamentais: o momento da Palavra, o momento do Batismo e o momento da Eucaristia como ponto alto. Nesta noite santa acende-se o Círio Pascal símbolo de Cristo Ressuscitado que vence toda escravidão.
Domingo da Ressurreição – Coroamento do Tríduo Pascal, é a celebração da plenitude da Páscoa da Ressurreição. Dia de alegria e exultação.
Viver o Tríduo Pascal significa fazer memória, reviver o mistério de amor de Deus que sustentou Jesus em seu calvário e o ressuscitou.

